Em maio de 2011 o grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares completaria 30 anos de existência e para comemorar vamos rever algumas imagens e vídeos dos nossos arquivos. São fotos da primeira formatura do grupo e alguns batizados.
MESTRE MOREIRA
CRIADOR DO GRUPO GUERREIROS DOS PALMARES
MESTRE BELISCO |
O LIVRO DO MESTRE MOREIRA |
PROFESSOR ANIZIO JR - FORMADO NA GUERREIROS e idealizador da Oficina da Luta
ALEMÃO E ANIZIO JR FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DA GUERREIROS |
EM PÉ: ALEMÃO, RECO, SARAIVA E LIGEIRINHO AGACHADOS : MOLLA, HULK, ANIZIO JR E PAULO |
PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS 1985 |
ANIZIO JR, SONIA E LIGEIRINHO |
VEJA OS VÍDEOS DOS BATIZADOS:
A primeira formatura deste grupo aconteceu em 1985 na Escola JOÃO DE LIMA PAIVA, o SEGUNDINHO DE GUAIANASES, e formou os seguintes professores de capoeira:
PROF. MOLLA, ALEMÃO, LIGEIRINHO, ANIZIO JR (Oficina da Luta ), SARAIVA, PAULO, RECO o Fundador do Grupo Tocaia e HULK.
GENEALOGIA DO GRUPO GUERREIROS DOS PALMARES
Segundo o blog do mestre RECO, os professores do grupo sao formados pelo mestre Belisco, que treinou com o MESTRE DAVID "do GIGANTES DO RINGUE da TV RECORD", que aprendeu com o mestre ZÉ DE FREITAS ( um dos mestres que trouxeram a capoeira para São Paulo - veja o vídeo abaixo ) , que aprendeu com VALDEMAR DA PAIXÃO , que aprendeu com os mestre PIRIRI E SIRI DO MANGUE ( ainda na época em que não existia ensino de academia e sim aprendia-se na VADIAÇÃO das ruas.
Na época de SIRI DO MANGUE ( citado no filme Besouro e um dos mestres de Waldemar) o aprendizado ocorria de maneira vivencial; na maioria dos casos, na própria roda de capoeira. Assim, o iniciante aprendia com os jogadores mais experimentados, informalmente. Embora, já em 1932, tenha sido fundada por mestre Bimba a primeira academia, o aprendizado informal da capoeira, nas ruas de Salvador, predominou até meados da década de 50. De acordo com mestre Gigante, "Naquela época não havia academia. Somente no dia de domingo é que tinha a vadiagem na rua".
Meste Waldemar, por exemplo, como já afirmamos, organizou por muitos anos a roda mais famosas de Salvador, no Corta-Braço, na Estrada da Liberdade. Comparando o aprendizado informal de sua época com os treinamentos de capoeira nas academias atuais, obsevou: "A roda na Liberdade era ao ar livre, perto do arvoredo. Eu fazia o ringue na sombra e botava a rapaziada para jogar. Depois eu fiz um barracão de palha grande, e vinha tudo quanto era capoeirista da Bahia".
Assim, o jogo da capoeira aparecia integrado ao cotidiano do povo, como a "pelada". Embora existissem os "cobras", não havia uma rigorosa exigência do domínio da técnica do jogo, mas apenas o conhecimento do ritual da roda e o respoeito ao mestre e aos mais antigos. Mesmo havendo os pontos tradicionais de reunião dos capoeiras, principalmente nos domingos à tarde, qualquer ocasião em que se encontrassem era propícia à realização de rodas. Portanto, os bares, as praças, os mercados e as feiras, frequentemente, eram palco de rodas inesperadas. Eram também comuns as rodas realizadas com o objetivo de revolher dinheiro dos assistentes para ser distribuído entre os capoeiristas. Em alguns locais, estes recolhiam com a boca as cédulas lançadas ao chão da roda, executando complexos movimentos de destreza e equilíbrio sobre as mãos ou simplesmente, "passando o chapéu" entre os assistentes (fonte: Luanda Brasil capoeira ).
(mestre Moreira agachado observa prof. Alemão e Anízio Jr )
ALGUMAS APRESENTAÇÕES DO GRUPO GUERREIROS DOS PALMARES REUNIA CERCA DE 2.000 PESSOAS. |
MESTRE BIMBA RECONHECE COMO MESTRES OS PIONEIROS DA CAPOEIRA PAULISTA -- GRADUAÇÃO OCORRIDA EM 1971. |
TRUPE DA LUTA LIVRE INCLUINDO MESTRE DAVID "O REI DA CAPOEIRA" |
OUTROS VÍDEOS:
MESTRE ZÉ DE FREITAS
BATIZADO NA UNICASTELO
VEJA TAMBÉM OS LINKS ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário